quarta-feira, 14 de março de 2012

NÃO ACUMULAR TESOUROS SOBRE A TERRA É MANDAMENTO

NÃO ACUMULAR TESOUROS SOBRE A TERRA É MANDAMENTO

'Não acumuleis tesouros sobre a terra... mas ajuntai tesouros no céu ... porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mt 6:19-21).
A palavra NÃO no inicio do versículo, é uma ordem é uma determinação, é um mandamento do Senhor Jesus para a Sua Igreja,


O coração está onde o tesouro está: Num cofre ou no céu, mas não pode estar nos dois lugares. Alguém disse: "Um cristão ou deixa sua riqueza ou se agarra a ela". A ordem do Senhor Jesus para Seus discípulos foi de NÃO acumular tesouros na terra, pois Ele queria que seus corações estivessem no céu.

No entanto este ensinamento de Cristo parece radical, extremista para nós hoje. Será que Ele quis realmente dizer isso?
O bom senso não nos ensina a fazer provisões adequadas para a nossa velhice?

Ele não espera que sejamos prudentes no sentido de reservar algo para qualquer eventualidade, ou para cuidar da nossa família?

Estas são perguntas sérias que devem ser encaradas com firmeza e honestidade por todos os crentes no Senhor Jesus. Quais são as respostas? O que a Bíblia ensina sobre a riqueza na vida do crente?

É errado construir uma fortuna pessoal?

Qual é o padrão de vida para o cristão?

Os ensinamentos do Senhor Jesus para o povo do Seu Reino, é que AJUNTAR tesouros no céu é dar coisas materiais aos pobres cf 19.21 e também cuidar dos santos necessitados cf At 2.45; 4.34-35; 11.29; Rm 15.26 e cuidar também dos Servos do Senhor Fp 4.16-17.

Se o nosso coração como filhos do Reino estiverem fixados nos tesouros da terra a luz que há em nós será trevas, e que grandes trevas serão.

TRABALHAR DILIGENTEMENTE
Podemos todos concordar que a Bíblia não proíbe dinheiro. O apóstolo Paulo trabalhava como fabricante de tendas para suas necessidades pessoais (At 18:1-3; 2Tess 3:8).

Ele ensinou que se um homem não estivesse disposto a trabalhar, os irmãos deveriam deixar que ele passasse fome (2Tess. 3:10).

Sem dúvida, a ênfase bíblica é que um homem deve trabalhar diligentemente para o suprimento de suas necessidades e das necessidades de sua família.
Podemos dizer então que um crente pode fazer tanto dinheiro quanto possível? O que a palavra de Deus nos diz sobre isso?

Ele pode ganhar tanto quanto possível, mas com as seguintes reservas:
(a) Não deve permitir que o seu trabalho tome prioridade sobre as coisas do Senhor. Sua primeira obrigação, é buscar o reino de Deus e a Sua justiça (Mt 6:33). A adoração e o serviço a Deus não devem sofrer por causa da pressão dos negócios.

'

(b) Suas obrigações familiares não podem ser negligenciadas (1 Tm 5:8). Normalmente, quanto mais dinheiro o homem ganha, tanto menos tempo ele tem para a sua esposa e filhos. Ele não pode compensar esta falta dando a eles luxo e riqueza; e isso somente aumenta sua queda espiritual e moral. Eles precisam muito mais da companhia e da liderança de um esposo e pai dedicado, do que de uma farta conta bancária. Seu dinheiro deve ser ganho em negócios honestos "O trabalho do justo conduz à vida; a renda do ímpio, para o pecado" (Pv 10:16).

Isso nem precisaria ser dito, entretanto é um fato questionável se um cristão
empregar seu tempo para a produção, distribuição ou propaganda de artigos que prejudicam a saúde ou contribuem para a queda da moral. Nem deve um crente gastar seu tempo promovendo diversões para pessoas que estão a caminho do inferno. O trabalho deve ser construtivo e para o bem comum.

(c)
Além disso, o crente deve ter: certeza de que está ganhando seu dinheiro honestamente: "Suave é ao homem o pão da mentira; mas depois a sua boca se enche de pedrinhas" (Pv 20:17).

Seu negócio pode ser bem conceituado, mas seus métodos podem ser desonestos:
a) Sonegar imposto de renda.
b) Pesos enganosos.
c) Subornar inspetores locais.
d) Divulgar diferença em produtos quando tal diferença não existe.
e) Falsificar relatórios de despesas.
f) Fazer especulações no mercado de ações - isto é simplesmente outra forma de jogo.
g) Pagar salários inadequados aos empregados.

É contra este abuso que Tiago proclama: "Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até os ouvidos do Senhor dos exércitos" (Tg 5:4).

(d)
O cristão pode ganhar tanto dinheiro quanto puder, sem se tornar ganancioso, Ele nunca deve se tornar um escravo de Mamom( palavra Aramaica que quer dizer RIQUEZAS) (Mt 6:24) É certo ganhar dinheiro mas não amá-lo. (Sl 62:10) “se as vossas riquezas aumentam, não ponham nelas a vossa confiança”.

Concluindo, um cristão pode ganhar tanto dinheiro quanto puder, contanto que: Ele dê a Deus o primeiro lugar, que cumpra suas obrigações familiares, que trabalhe de forma construtiva, cuide de sua família, negocie honestamente, evite a ganância, dê coisas materiais aos pobres, cuide dos necessitados e dos Servos do Senhor.

Nosso lugar de ajuntar tesouros é no Céu.

Que Deus nos ajude a termos olhos bons, em nome do Senhor Jesus. Amém.



Texto selecionado

Irmãos em Rio Grande , RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário