domingo, 15 de abril de 2012

MULHER VIRTUOSA UMA COROA INESTIMÁVEL NO PLANO DE DEUS.

MULHER VIRTUOSA UMA COROA INESTIMÁVEL no plano de deus.


A mulher virtuosa é a coroa do seu marido. (Pv 12.4)

Quais são seus planos para o futuro? É uma pergunta que se costuma fazer àquele que está no último ano do ensino médio. Talvez estes que estão indagando esperem uma resposta usual como: enfermeira, advogada, professora, economista, ou jornalista.

Porém, muitos não estão esperando a resposta: Quero ser uma mulher virtuosa - uma coroa para meu marido. Uns dão uns piscar de olhos, um, Oh! Isso é interessante, e, uma repentina mudança de assunto. Essas são reações freqüentes a tal resposta.

Na sociedade de hoje, uma jovem que deseja ser aquela esposa virtuosa, exemplificada no livro de Provérbios trinta e um como em outras passagens na Bíblia, é freqüentemente considerada peculiar, e, até mesmo sem nenhumas aspirações.

Com oportunidades incontáveis abertos às recém-formadas, por que uma jovem escolheria a profissão de esposa? Mas, na realidade, uma mulher virtuosa, a coroa do seu marido, tem uma carreira cheia e recompensadora que oferece à candidata o manual perfeito de sabedoria, numerosas carreiras somadas em uma só, e com um salário de valor incalculável.

Para o sucesso nesta ocupação, a mulher achará seu guia indefectível na Palavra de Deus. Aqui estão os preceitos, os exemplos e a sabedoria que levá-la-ão a ser uma mulher virtuosa.

Da instituição do matrimônio até o desempenhar de todos os seus deveres, a Bíblia tem todas as respostas. Ela começa com a criação de Eva e a sua posição de cuidar do marido e da família.

Ela continua com os exemplos de esposas virtuosas como Sara, Rebeca, Lia, etc., e inclui as verdades de Provérbios 31 com as características de uma mulher virtuosa.

A Bíblia continua na epístola aos Efésios 5 onde Paulo graciosamente compara a união de um homem e uma mulher com a união preciosa de Cristo e Sua igreja. Pela Bíblia adentro, a esposa achará mandamentos e exortações de como conduzir uma vida piedosa e trazer a mais verdadeira felicidade para sua família.

A sociedade não pode ensinar ninguém a florir a verdadeira felicidade na família; pois seu exemplo de luxúria e ênfase no avanço egocêntrico trará qualquer família à ruína.

Realmente, quando Eva deu ouvidos ao conselho do diabo e tomou do fruto proibido, ela foi conduzida ao pecado e sofrimento, juntamente com o seu marido (Gn 3.1-7). Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
A Bíblia é o único guia verdadeiro de sabedoria completa e instruções para uma esposa.

Como é instruído na Bíblia, o papel da mulher virtuosa é ser uma ajudadora idônea do seu marido! E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele, (Gn 2.18).

Em primeiro lugar, o papel da mulher virtuosa como uma ajudadora idônea é pela sua submissão. Depois da queda no pecado, Deus deu essa responsabilidade à mulher. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará?, (Gn 3.16).

Esta é a exortação predominante das Escrituras para as esposas. Na analogia de Paulo sobre o teor do relacionamento Cristo-igreja e o relacionamento marido-esposa em Efésios cinco, as exortações finais são: E a mulher reverencie o marido!, (v. 33).

O alvo da esposa é sempre agradar o seu marido em primeiro lugar. O que ele deseja deve ser o desejo dela; o que ele manda deve ser o dever dela.

Pedro, na sua epístola, vai ainda mais longe ao dizer que mesmo se um marido não está tratando a sua esposa como deve, a sua esposa ainda deve submissão a ele. “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra,” (I Pd 3.1).

Quando uma esposa aprende a honrar o seu marido como deve, não só vai ser recompensada com as bênçãos de Cristo, mas ela também terá o amor e o cuidado do seu marido.

Provérbios capítulo 31 nos dá uma das mais belas listas que uma mulher virtuosa tem no seu papel para com o seu marido:

Ela é fidedigna (11) O coração do seu marido está nela confiado; ,

Ela é diligente (27) Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. ,

Ela é sábia na culinária (14) Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.,

Ela é gentil nas suas palavras (26) Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Ela é humilde (30) Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.
Ela é espiritualmente forte (25) A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Ela exalta o seu marido (23) Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
Ela provê as necessidades da sua família (21) Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.

Ela disciplina os seus filhos (28) Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.

Os versículos de Pv 31. Do v. 10 ao v. 31 , no Hebraico, estão na forma de um poema ACRÓSTICO, onde cada versículo começa com uma das 22 letras diferentes que compões o alfabeto Hebraico. Juntas, elas formam uma homenagem artística de Louvor à Mulher casada IDEAL aos olhos de Deus .

10.Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.

11.O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

12.Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

13.Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

14.Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

15.Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.

16.Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.

17.Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.

18.Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.

19.Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.

20.Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.

21.Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.

22.Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.

23.Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.

24.Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.

25.A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.

26.Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.

27.Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.

28.Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.

29.Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!

30.Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.

31.Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.



Realmente, a sua tarefa é grande e variada! A mulher virtuosa tem muitas responsabilidades: é de sua responsabilidade verificar se há uma refeição boa na mesa a confirmar se as roupas estão limpas, do treinamento de seus filhos à responsabilidade de manter o lar funcionando suavemente e se esforçando para satisfazer o seu marido e, ainda, reforçar a si mesmo a permanecer humilde. Ao agir desta maneira ela mostra o seu amor pelo seu marido e filhos e ela pode ser assegurada de que: O coração do seu marido está nela confiado (Pv 31.11).

O seu amor não só se manifesta com um sussurrado! Eu te amo, mas, como exemplificado em Provérbios 31, se declara pela sua obediência a ele e nas suas ações para agradá-lo. Ela está disposta a sacrificar a si mesmo para trazer felicidade a ele. Ela não é irritante (Pv 19.13b; 21.19) ou contenciosa (Pv 27.15); ao invés, ela reconhece os desejos do seu marido e busca agradá-lo nestas áreas. Por ela desejar honrá-lo através da sua virtuosidade, seu marido... a louva. (Pv 31.28).

Que benção maior pode uma esposa desejar de ter um marido feliz que a ama e deseja o melhor para ela!

Com tais realizações e virtudes, quais outras qualificações se devem ter para se tornar uma esposa? Para se conseguir uma das melhores carreiras, é exigido diploma universitário. Para se conseguir tal diploma é esperado: estudar livros didáticos, assistir a horas de aulas e fazer provas. Porém, para ser uma esposa, são necessárias horas de aprendizagem na casa dos pais.

Ela tem que aperfeiçoar as habilidades de cozinhar, de lavar e de passar roupa, de fazer faxina, de efetuar as compras semanais, e de fazer orçamentos.

Ela não só precisa dessas capacidades domésticas como também ela tem que cuidar das suas virtudes. A diligência, a paciência, a humildade, a generosidade, a sabedoria, e a submissão é o que se espera de uma esposa exemplar.

Essas tarefas e qualidades podem ser aprendidas da mãe e das amigas amorosas e maduras da igreja.

Andando junto a Cristo e se disciplinando a aprender enquanto está em casa, é o modo mais vantajoso para se preparar para o futuro como uma esposa.

A perfeição não será conseguida nem será esperada, mas uma mulher que busca ser uma coroa para seu marido, se esforçará para provar que seus talentos e as suas virtudes serão aptos para enfrentar os rigores para ser uma boa esposa.

Qual seria o salário dessa esposa que consegue fazer essas tarefas e assimilar tais virtudes para com o seu lar e marido? Se fossem somar os holerites anuais de cada uma das profissões que essa esposa tem que preencher (de ser de conselheira a uma faxineira), a soma do valor dela seria surpreendente. Seria mais de dois milhões de reais por ano - e isso só do ponto de vista financeiro!

Pense em todo o esforço e amor que é investido diariamente para submeter e estimar seu abençoado marido. Mas, a esposa não recebe um salário semanal, mensal, ou até mesmo anual em dinheiro vivo. Não se vê patrocinando os Shoppings com dois milhões de reais para gastar anualmente nos seus deleites. De outra forma, o salário dela é muito mais, e, na verdade, é incalculável.

Como pode o dinheiro ser comparado com o amor derramado nela pelo seu agradecido marido e filhos, aquele amor que é tão grande quanto o amor de Cristo para a Sua igreja?

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Ef 5.25).

O Matrimônio, a união conjugal é uma das mais preciosas instituições de relacionamento que Deus consagrou, para cumprir com o seu supremo propósito.

O desejo de ser uma esposa não é o de almejar uma profissão servil. Certa irmã declarou: Eu sou uma dona de casa porque Deus me deu a honra infinita de ser uma esposa, e eu me alegro em usar todas as minhas capacidades que Ele me deu no desempenhar dessa bela carreira. Sendo uma esposa, mesmo sendo o vaso mais fraco, a mulher tem a responsabilidade de transformar a sua família num lugar de paz e descanso para o marido dela, e o trabalho particular de agradar e se submeter ao homem da sua vida.

O trabalho dela é exigente, mas o seu guia é a Bíblia e o seu valor é inestimável.

Junto com seu marido farão uma unidade maravilhosa tão forte e santificada quanto daquela de Cristo e a Sua igreja.

E tudo isso para a glória de Deus e vergonha do inimigo Satanás.

Que Deus conceda muitas mulheres na vida da igreja, com revelação de serem participantes do supremo propósito do nosso Deus.

Texto selecionado

IRMÃOS EM RIO GRANDE, RGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário