sexta-feira, 27 de abril de 2012

ESPOSA PINGA - PINGA, NÃO É O PLANO DE DEUS.


ESPOSA PINGA-PINGA, NÃO É O PLANO DE DEUS.

Provérbios 27.15 – “O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes;”

Provérbios 27:16  - “Tentar moderá-la será como deter o vento, ou como conter o óleo dentro da sua mão direita”.  

Uma das coisas capazes de irritar uma pessoa é o barulho de gota pingando continuamente! Parece uma tortura!
A Bíblia compara a mulher rixosa, com esse “pinga-pinga” que irrita. Até diz que é melhor morar no deserto – num lugar de necessidade do que morar com uma mulher rixosa e iracunda:

Provérbio 21.19 – Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda.”

Mas o que significa ser uma mulher rixosa e iracunda?
A palavra rixosa significa briguenta, barulhenta, e a palavra iracunda significa uma pessoa propensa a ira, irada.

Pela comparação bíblica em Pv 27.15, a mulher rixosa é aquela que não para de atormentar o marido; é aquela que a todo instante fica perturbando, reclamando ou dando bronca. É a “esposa pinga-pinga.”

Entendemos o que a Bíblia diz, porque já ouvimos relatos de maridos que preferem trabalhar no turno da noite para não ter que ficar em casa ouvindo a esposa. Alguns deles até foram dispensados mais cedo para irem para casa, mas preferiram ficar na empresa, fazendo nada, só para não ter que aquentar a “esposa pinga-pinga”.

Diante disso, compreendemos que não existe algo pior para uma esposa que ser rixosa e iracunda. Não é esse o plano de Deus para a mulher. Lembre-se que a Bíblia diz que a mulher cristã santifica o lar. Não vemos como ela pode edificar o lar sendo rixosa e iracunda.

Entendemos que diante de tantos erros e descasos dos maridos, as esposas se irritem e adquiram  esse comportamento; mas da mesma maneira que sabemos disso, o diabo também sabe e prepara situações para mexer com o humor da esposa e transformá-la em rixosa e iracunda.

É mais fácil a esposa - que acreditamos que deva ser sábia; deixar de ser rixosa e iracunda, do que o marido que não conhece a Deus ou não tem o comportamento cristão esperado.


 
É preciso combater o mal na casa para ter a santificação!

Talvez você esteja pensando que é impossível deixar de se irritar com as atitudes de seu marido e deixar de ser uma “esposa pinga-pinga”.
Nós diríamos que sem Deus é impossível sim! É impossivel conseguir isso sozinha! Você vai precisar da ajuda do Espírito Santo de Deus. 
Há um  mecanismo descrito na Bíblia que vai  ajudar qualquer mulher cristã contra essa irritação.

O homem é feito de corpo, alma e espírito. O corpo é o nosso meio de comunicação com o mundo. Através dele enxergamos, cheiramos e sentimos as tentações.  O espírito é a nossa ligação com Deus. A Bíblia diz que nosso espírito está ligado com o Espírito de Deus (I Co2.11-12), e a nossa alma é quem direciona nosso corpo e nosso espírito. A alma  é o centro de nossas emoções e vontades. É ela que nos faz buscar mais a Deus ou as coisas do mundo.

É preciso deixar que a alma, gerencie nosso ser.
Estamos sempre numa batalha entre a carne e as coisas do Espírito de Deus.
Se direcionarmos o nosso espírito a buscar Deus, o nosso espírito estará mais forte e influenciará a alma, que como "gerente", vai controlar a carne; porém se a carne for mais alimentada com as coisas do mundo, estará mais forte  e conduzirá todo o  ser para longe de Deus.

A Bíblia diz que se estivermos cheios do Espírito Santo, mataremos a vontade da carne:

"...Vivei no Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne! Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis. Gl 5.16-17-

Se for cheia do Espírito Santo, a carne não será alimentada e portanto não terá forças para conduzir o teu ser ao pecado.  Busque a Deus com toda a intensidade. Clame pelo seu Espírito, e será liberto desse desejo da carne!
A irritação é um fruto da carne e não do Espírito, portanto você precisa matá-la!

Como mulheres, vocês  poderão  transformar as vossas  casas, e vossas famílias, bem como os vossos Maridos! A mulher santifica o lar!
Busquem a Deus, orem, leiam a Bíblia, adorem ao Senhor com o fruto de vosos lábios, jejuem e leia a Palavra de Deus, tenham comunhão com irmãs que ajudarão na  aproximação ao nosso   Deus!
Desta forma estarão  matando a carne, e a irritação não vai mais se manifestar em vocês; sendo assim, você deixará de ser uma “esposa pinga-pinga”, para ser a Mulher virtuosa de provérbios 31, que é amada e respeitada por seus filhos e pelo  seu marido.

Que Deus abençoe, em nome do Senhor Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário