segunda-feira, 9 de abril de 2012

Como ser Agradável a Deus, na escolha do cônjuge.

Como ser Agradável a Deus, na escolha do cônjuge.

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra” (Sl 119.9).

O versículo citado acima nos dá uma dica de como podemos buscar a pureza em nossos caminhos. A Palavra do Senhor é viva e eficaz para ajudar-nos nessa caminhada – desde que, é lógico, estejamos dispostos a obedecê-la.

Três fundamentos básicos: A grande dificuldade que temos ao pesquisar sobre princípios divinos com relação a escolha do cônjuge é que “namoro” é uma palavra simplesmente que não existe na Bíblia, já que a prática era desconhecida na época. Geralmente, os casamentos eram arranjados e nunca, nunca era permitido que um jovem ficasse sozinho com uma moça antes do casamento. Embora não se esteja sugerindo que voltemos a essa prática (de casamentos arranjados), por vivermos hoje em uma cultura diferente, queremos afirmar que os princípios de Deus revelados na Bíblia não mudam jamais e que ainda podemos nos orientar por eles em todos os aspectos de nossa vida. Afinal, é para isso que temos o privilégio de termos a Bíblia, a Palavra de Deus!

Começando na Base Certa

A primeira coisa que percebemos na Bíblia é que nenhum relacionamento começava se o pai não permitisse. Até o casamento, o pai era o responsável pela criação, sustento, educação e proteção da filha. Leia Números 30.1-5 com calma e perceba a importância que Deus dava à responsabilidade do pai sobre a filha solteira. E falou Moisés aos cabeças das tribos dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o SENHOR tem ordenado.
Quando um homem fizer voto ao SENHOR, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará.
Também quando uma mulher, na sua mocidade, estando ainda na casa de seu pai, fizer voto ao SENHOR, e com obrigação se ligar,
E seu pai ouvir o seu voto e a sua obrigação, com que ligou a sua alma; e seu pai se calar para com ela, todos os seus votos serão válidos; e toda a obrigação com que ligou a sua alma, será válida.
Mas se seu pai lhe tolher no dia que tal ouvir, todos os seus votos e as suas obrigações com que tiver ligado a sua alma, não serão válidos; mas o SENHOR lhe perdoará, porquanto seu pai lhos tolheu. Números 30:1-5

Sem a bênção do pai, a relação já começa na base errada, quebrando um princípio muito importante que é a cadeia de autoridade instituída por Deus.

O pai é quem deve decidir sobre quando vão se encontrar, com quem estarão, quanto tempo pretendem para se conhecer até se casarem. O mundo pode achar isso estranho e ultrapassado. Mas, se começarmos na base certa e nos preocuparmos em seguir os princípios de Deus, teremos segurança, proteção e as bênçãos do Senhor.

Você Está Pronto Para conhecer a futura Esposa?

Antes mesmo de começar a conhecer uma moça , acreditamos que um rapaz precise preocupar-se em responder três perguntas fundamentais:

1. Tenho disposição de morrer por essa moça?
O jovem está disposto a dar sua vida pela mulher que será sua esposa? Leia Efésios 5.25 e veja o padrão que Deus quer para o marido.

2. Tenho maturidade espiritual suficiente para ser a cobertura dessa moça?
Lembre-se de que, após o casamento, a moça sai da cobertura espiritual do pai dela e passa a estar debaixo da cobertura espiritual do rapaz. Como sacerdote de sua casa, ele será o responsável por trazer orientação de Deus, estabelecer o altar em sua casa (orando e lendo a Bíblia juntos) e colocar-se na brecha como intercessor de seu lar.

3. Tenho capacidade financeira de assumir esse compromisso?
As pessoas no mundo namoram, hoje, para passar o tempo, para “ficar”, para ter entretenimento ou, mesmo, para satisfazer seus desejos sexuais. A Bíblia mostra que todo relacionamento entre homem e mulher tem como meta o estabelecimento de uma família. E, para isso, o homem tem de assumir a responsabilidade de trazer o sustento para dentro de casa de maneira digna.

Se você é um homem solteiro e respondeu “sim” às três perguntas acima, então você está pronto para iniciar um relacionamento. Caso contrário, sugerimos que você se concentre naquilo que ainda precisa ser alcançado em sua vida para que possa assumir um compromisso mais sério com uma moça. Todo tempo para se conhecer outra pessoa exige uma energia muito grande, tanto física quanto emocional. Verifique se não seria o caso de direcionar essa energia para aquilo que ainda falta para se tornar um homem pronto para assumir uma família. Falamos isso com muito amor e temor. Mas esse é, pelo que entendemos, o padrão de Deus.

Não Ore, Fuja!

Digamos agora que o jovem esteja pronto para assumir um relacionamento. Digamos que os dois estejam prontos para começar a preparar-se para constituir uma família (lembre-se de que esse sempre é o alvo para duas pessoas cristãs se conhecerem melhor e profundamente). Como proceder então?

Para responder essa pergunta, que é motivo de luta e condenação para muitos jovens que querem agradar a Deus, queremos citar dois versículos:

“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7).

“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (2 Tm 2.22).

Leia com atenção esses dois versículos. Você consegue perceber a diferença entre eles? Ao diabo, devemos resistir, enquanto, das paixões da mocidade, devemos fugir.

Não adianta orar, jejuar, ler a Bíblia e suplicar a Deus. Há algo em nós muito mais perigoso do que o diabo, com o qual não podemos brincar. Na área das paixões da mocidade, devemos ser extremistas e cortar o mal pela raiz.

Sinceramente, conhecemos muitos casais . E sabemos muito bem qual seria minha reação se ficassem sozinhos por muito tempo com outra moça bonita e atraente. Aliás, nessa área, não colocamos a mão no fogo por ninguém. A ordem de Deus para essa situação é uma só: FUJA! Se dois jovens não conseguem manter um namoro santo e agradável a Deus quando estão sozinhos, então NÃO FIQUEM SOZINHOS. Saiam sempre na companhia da família ou de irmãos na fé. Conversem em casa, na sala, sempre perto de outras pessoas.

Busquem Orientação

Não deem margem para que a carne se manifeste. Se amam a Deus e querem a sua boa, perfeita e agradável vontade, têm de estar dispostos a serem radicais na busca de agradar a Deus. Pode parecer difícil agora, mas tenham certeza de que Deus tem reservado o melhor para depois do casamento. Agradeçam a Deus por casarem virgens.

Colocar a vida na luz é outra maneira de vencer a carne. Se um casal de irmãos solteiros que estão se conhecendo passam por lutas em manter um relacionamento santo, é muito mais prático e seguro que busquem orientação com seu pais,um irmão ou irmã maduros em quem confiem. Vcs não são obrigados – e não podem – vencer sozinhos, então busquem ajuda.

Precisam buscar ajuda em alguém que possa orientá-los com base na Palavra. Psicologia, motivação ou apenas oração e jejum, nessa área, não funcionam.

E, por último, mas mais importante do que tudo: os jovens precisam estar abertos para ouvir o que Deus quer. Se é para formar uma família, que seja na base certa. Se não for, que esperem em Deus pela pessoa certa, pela hora certa e a maneira certa.

Para você pensar: tenho me preocupado em manter puro o meu caminhar com o Senhor? Tenho, para isso, buscado orientação na sua Palavra e com irmãos espiritualmente maduros?


Que Deus abençoe com esta palavra.


Se vc foi edificado, por favor encaminhe para um amigo.

Deus te abençoe, em nome do Senhor Jesus. amém.


irmãos em Rio Grande ,RS


Um comentário: