quinta-feira, 3 de maio de 2012

O DIDACHE E A VOLTA DO SENHOR JESUS


O DIDACHE E A VOLTA DO SENHOR JESUS



O Didache, também conhecido como "O Ensino dos Doze Apóstolos", um documento datado  do período entre 60 a 100 d.C., coloca a vinda de Cristo e ressurreição dos mortos como algo que ocorrerá depois do aparecimento do anticristo. 

Sabemos que o anticristo se revelará ao mundo na metade do período de 7 anos, ou seja, nos últimos 3 anos e meio da tribulação. Essa afirmação encontrada no Didache, datada dos primeiros anos que se seguiram à implantação da Igreja pelo Senhor à pregação de Seus apóstolos, está em perfeita sintonia com o que havia sido ensinado pelo Senhor em Mateus 24:15-31.  “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.

Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.

E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

Eis que eu vo-lo tenho predito.
Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.

Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.
E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. 

e por Paulo em II Tessalonicenses 2:1-4. Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,
Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.

Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. 


Isso nos mostra, mais uma vez, como nossos irmãos dos primeiros séculos foram ensinados pelos apóstolos e pelo próprio Senhor. O Didache é o livro mais antigo sobrevivente da literatura cristã judaica messiânica não-canônica. Ele foi originalmente composto na língua grega provavelmente dentro de uma pequena comunidade cristã judaica. Espécie de guia prático de ensinamentos para as ekklesias, desapareceu, em sua forma original no final do século IV ou começos do século V, e foi encontrado, pelo bispo grego Filoteu Bryennios, em 1883, numa codificação conservada primeiramente em Constantinopla e depois na biblioteca do patriarcado ortodoxo de Jerusalém.

O Didache não é uma epístola apostólica, mas uma espécie de manual para os cristãos novos convertidos, constituído de instruções provenientes diretamente dos ensinamentos de Jesus. Ao trazer detalhes práticos e ensinamentos para o dia a dia, muitas instruções do Didache devem ser entendidas sob o prisma da vida e cultura de nossos primeiros irmãos.

Cremos que é um erro querer aplicar todos os seus ensinamentos para nossa realidade temporal e cultural. Porém, quando deixamos de lado as instruções práticas contidas no Didache e passamos aos ensinamentos conceituais e à crença expostos nele, podemos aprender importantes lições de como devem ser entendidas muitas questões, inclusive, como veremos a seguir, questões escatológicas.

O livro pode ser dividido em três seções, os seis primeiros capítulos consistem em ensinamento; os próximos quatro dão descrições de como realizar os cultos em ordem e decência, incluindo ensinos sobre o batismo, jejum e a comunhão; e os últimos seis esboços falam dos ministérios  na Igreja.

Entendemos que o Didache não tem autoridade canônica e nem mesmo o próprio Didache chama essa autoridade para si. Porém, trata-se de um documento valiosíssimo para entender como viviam e pensavam nossos irmãos dos 2 primeiros séculos e como eram ensinados pelos mais maduros no Evangelho.

             REFERÊNCIAS ESCATOLÓGICAS NO DIDACHE

Como grande parte dos ensinamentos do Senhor Jesus e dos apóstolos tem uma conotação escatológica, o Didache, por se tratar de um manual prático para novos convertidos nos séculos I e II, não poderia ignorar essas importantes questões. Vejamos:


1. Didache 16:3 "De fato, nos últimos dias se multiplicarão os falsos profetas e os corruptores, as ovelhas se transformarão em lobos e o amor se converterá em ódio" (Compare com as referências bíblicas em Mateus 24:12, Mateus 7:15, Mateus 10:17, Atos 20:29, II Tessalonicenses 2:3, II Coríntios 2:17, II Coríntios 4:2 e I Timóteo 4:1-2, entre outras).

2. Didache 16:4 "Aumentando a injustiça, os homens se odiarão, se perseguirão e se trairão mutuamente. Então o sedutor do mundo aparecerá, como se fosse o Filho de Deus, e fará sinais e prodígios. A terra será entregue em suas mãos e cometerá crimes como jamais foram cometidos desde o começo do mundo" (Compare com as referências bíblicas Mateus 5:10, Mateus 24:9-12, II Timóteo 3:13, II João 1:7, II Tessalonicenses 2:1-12, Apocalipse 13:1-18, entre outras)

3. Didache 16:5 "Então toda criatura humana passará pela prova de fogo e muitos, escandalizados, perecerão. No entanto, aqueles que permanecerem firmes na fé serão salvos por aquele que os outros amaldiçoam" [por seguirem a Cristo] (Compare com as referências bíblicas Mateus 13:21, Marcos 4:17, Mateus 10:38, Mateus 16:24, Marcos 8:34, Marcos 10:21, Lucas 9:23, Lucas 14:27, I Tessalonicenses 1:6, Apocalipse 2:10, Apocalipse 16:15, entre outras)

4. Didache 16:6 "Então [após os eventos descritos nos itens anteriores] aparecerão os sinais da verdade: primeiro, o sinal da abertura no céu; depois, o sinal do toque da trombeta; e, em terceiro, a ressurreição dos mortos" (Compare com as referências bíblicas Mateus 24:30-31, Marcos 13:4, I Coríntios 15:50-52, I Tessalonicenses 4:16, entre outras).

5. Didache 16:7 "Sim, a ressurreição, mas não de todos, conforme foi dito: "O Senhor virá e todos os santos estarão com ele" (Compare com as referências bíblicas Zacarias 14:5, Lucas 9:26, Judas 1:14, II Tessalonicenses 1:7, Apocalipse 20:6-15, entre outras)

6. Didache 16:8 "Então o mundo assistirá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu" (Compare com as referências bíblicas Mateus 24:30, Mateus 26:64, Marcos 13:26, Marcos 14:62, Atos 1:11, I Tessalonicenses 4:17, Apocalipse 1:7, entre outras)


Através dessas porções do Didache, podemos observar que os irmãos do primeiro século, os mesmos que conviveram com os apóstolos do Senhor, foram ensinados a esperar a volta do Senhor Jesus em poder e glória logo após a grande tribulação.

Que Deus nos abençoe, para darmos passos concretos aguardando a vinda do Senhor Jesus.

Texto selecionado
Irmãos em Rio Grande, RS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário