segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O PERIGO DO ENSINAMENTO DA UNIDADE de João 17.21.

O PERIGO DO ENSINAMENTO DA UNIDADE de João 17.21.

"PARA QUE TODOS SEJAM UM, COMO TU, Ó PAI, O ÉS EM MIM, E EU EM TI; QUE TAMBÉM ELES SEJAM UM EM NÓS, PARA QUE O MUNDO CREIA QUE TU ME ENVIASTE. João 17.21

Amados, temos um assunto que tem sido fortemente enfatizado entre os irmãos que é a questão da UNIDADE. Sem dúvida alguma o verdadeiro endereço da benção SEM MEDIDA, e que é absolutamente correto cf Sl 133, é a UNIDADE.
Entretanto o problema não esta ai, mas no que exatamente entendemos como UNIDADE!!!  Devido ao ensinamento de alguns irmãos, o que havia se propagado é que a UNIDADE seria HOMOGENIZAÇÃO de mesmo ensinamento, mesmo estilo de vida, mesma ministração em todas as localidades, mesmas literaturas, mesmas atitudes, mesmo comportamento, maneiras de se vestir... ETC.

“Fomos em parte ensinados, que se” falássemos todos a mesma coisa” dando-se ênfase a FORMA e aos Métodos, alcançaríamos esta tão desejada unidade, e foi enfatizado por muitos a questão de retirarmos as Placas, de tirarmos os rótulos de deixarmos as Denominações, mas não foi dado o REAL  valor a Visão ao  conteúdo e muito menos ao verdadeiro endereço da verdadeira revelação da UNIDADE que é estar(EM CRISTO).

Enfim, foi perdido tanto tempo precioso procurando-se através de irmãos até bem intencionados manter uma certa forma de unidade sem Placas. Utilizando os mesmos métodos de evangelização, formas para reunião, mesmos cânticos e todo mundo tentando se “ATUALIZAR” para “preservar a UNIDADE”, mas no fim de tudo, este tipo de unidade se tornou em um verdadeiro STRESS, cheio de cobranças e se estabeleceram muitos Dominadores do Rebanho no meio dos irmãos.

Mas como a bíblia define a VERDADEIRA UNIDADE ???

Em João 17.20-23 nos diz:
“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que me enviaste e os amastes, como também amaste a mim”

O conceito divino neste trecho da bíblia do que realmente seja a verdadeira UNIDADE, é único e não tem paralelo na cultura humana!
É uma unidade perfeita e única entre o Pai e o Filho, ou seja, é a própria unidade da divindade. Esta unidade é tão excepcional que se torna por si mesma o próprio testemunho do Evangelho do Reino, Mt 24.14,evidenciando ao mundo a contemplar, que verdadeiramente o Filho foi enviado e amado pelo Pai, que agora ama a todos em Sua Igreja!

A expressão da vida no Corpo de Cristo Jesus é o AMOR, e a genuína UNIDADE se expressa pelo amor ÁGAPE entre todos os irmãos, conf:

João 13.35: Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Colossenses 3.14: E sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vinculo da perfeição.
2 Tessalonicenses: 1.3:Porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para os outros,
Hebreus 6.10: Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com seu nome mostrastes, enquanto serviste aos santos e ainda; servis.
1 Pedro 4.8: Mas sobretudo,  tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.
1 João 3.16: Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
1 João 4.12: Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus esta em nós, e em nós é perfeito o Seu amor.


Um amor de origem exclusivamente divina,o amor (Ágape)  não pode ser comparado ao amor humano, pois a sua fonte é a Vida divina a vida (ZOÉ-Gr) e não outro tipo de vida tal como a vida do homem natural(Psiqué-Gr). 

Como é uma unidade produzida pela transmissão a nós da própria glória dada pelo Pai a Cristo, esta transmissão só ocorre com aqueles que estão NELE(Cristo ) e se alimentam DELE(Cristo),  esta unidade é produzida em nós de DENTRO para FORA, João 6.53-57 nos diz: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim quem de mim se alimenta, também viverá por mim”.
Amados, a verdadeira UNIDADE só pode ser realizada pelo próprio DEUS e ninguém mais, pois somente Ele pode trabalhar em nosso interior, somente Ele pode ser a nossa satisfação e alimento.

Mt 16.18: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
Dn 2.34: “Estava vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxilio de mão, a qual feriu a estatua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou”.

Sendo assim, para que a verdadeira UNIDADE se mantenha é INDISPENSÁVEL O AMOR, (ÁGAPE) de DEUS.

A unidade humana não precisa do amor, a unidade humana se alimenta de estatutos, de normas, de regulamentos e de métodos.
Infelizmente parece que foi esquecida a ênfase das cartas de Paulo para o termo de real importância nas escrituras do Novo Testamento, as palavras: EM CRISTO!!!

Não há nenhuma frase ou fórmula que ocorra com maior freqüência no Novo Testamento do que esta: EM CRISTO.Algumas vezes ela varia nas traduções quando “por”, “através” e “com” são usados “Nele” ou “em Cristo Jesus” mas em todas as 200 (duzentas) vezes de sua ocorrência, o princípio é o mesmo.

Em todo ensinamento das Sagradas Escrituras não há nada mais precioso e não há nada menos compreendido e apreciado.

Eis o motivo de tanta debilidade no meio do povo de Deus. Devemos entender que no supremo propósito do nosso Deus, Ele quer congregar todas as coisas Em Cristo (Ef 1.10) e que fora de Cristo não há NADA que tenha lugar no Seu propósito.


Todas as coisas são CRISTOCENTRICAS, são CRISTOFÉRICAS: Os tempos, as coisas eternas, os recursos, os métodos , os planos, pois tudo será: EM CRISTO, POR CRISTO, ATRAVÉS DE CRISTO, COM CRISTO E NELE.


No original Grego e declinação da Palavra EM CRISTO  esta no locativo, indicando UM LUGAR, UM ENDEREÇO! A parte final de Romanos, a partir do cap 12, que trata da vida da igreja, logo no início o escritor fala a respeito da renovação da mente, indicando que a vida da igreja só é possível com uma mente renovada, com uma mente transformada!


Confirmando assim que aUNIDADE GENUINA da igreja, promovida pelo Espírito Santo, requer a cooperação de uma mente renovada, transformada, que é capaz de perceber o que é a UNIDADE GENUINA, e quanto a isso não podemos mais NEGLIGENCIAR (ser descuidados).
Tudo o que a obra humana pode fazer e promover é uma uniformização, uma unificação de fora, do exterior, o que não deixa de ser uma presunção, que seria o mesmo caso do “ZELO” de Uzá em 2 Sm 6.6-8. É como tentar forjar uma aparência, uma mascara de amor divino através de EXIGENCIAS de comportamento amoroso humano, esperando com isso chegar ao amor Divino!


Desta forma, a UNIDADE segundo Deus é uma questão de SER, como decorrência de SER achado no ENDEREÇO (Em Cristo) certo, conf.Ef 1.3, e jamais será uma questão de FAZER OU PRATICAR algo como se fosse decorrência de alguma forma de desempenho humano.


Por esta causa que O Senhor Jesus deu aquela resposta desconcertante aos discípulos que O questionaram sobre as obras de Deus em João 6.28,29:“A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que Ele enviou”.

A obra humana só consegue agir pelo exterior e promover uma “unificação” e uniformização exterior, enquanto que a obra de Deus expressa a genuína UNIDADE justamente nas múltiplas formas, de modo a humilhar os principados e potestades conf Ef 3.10.


Amados, a verdadeira UNIDADE, só pode ser FUNDAMENTADA EM CRISTO JESUS.Aleluia. Devemos focar nossa atenção Nele e entendermos como AMAR (ÁGAPE)  e nos suportar uns aos outros é muito mais importante do que concordarmos com doutrinas, normas, estatutos e métodos.

Amados, termos as mesmas doutrinas não é base para UNIDADE – é base para DIVISÃO!Quando O Senhor Jesus se tornar nosso alvo principal, quando estivermos olhando só para Ele, veremos Doutrinas, Praticas e tudo o mais pela mesma perspectiva, pois Cristo Jesus será tudo em todos para a glória de Deus.
UNIDADE É UMA VIDA, PARA SER VIVIDA,  POR APAIXONADOS POR JESUS.

NENHUM HOMEM PODE VIVER A VIDA CRISTÃ; HÁ SOMENTE UM QUE PODE VIVER ESTA VIDA, ESTE HOMEM É O PRÓPRIO CRISTO.

Precisamos nos arrepender de querer promover a UNIDADEDA IGREJA por nós mesmos, precisamos ter tal inclusão experimental Nele para que Ele viva em nós como membros do Seu corpo, de modo que “PARA MIM O VIVER É CRISTO” e“NÃO MAIS EU, MAS CRISTO”.

Do mesmo modo que a barra de ferro do ferreiro esta no fogo e também o fogo esta na barra de ferro, assim devemos primeiramente entender aNOSSA POSIÇÃO EM CRISTO JESUS através da Cruz para que Cristo possa se EXPRESSAR em Nós.

PARA AQUELE QUE TEM OUVIDOS E É APAIXONADO POR JESUS, DEUS FARÁ.

"PARA QUE TODOS SEJAM UM, COMO TU, Ó PAI, O ÉS EM MIM, E EU EM TI; QUE TAMBÉM ELES SEJAM UM EM NÓS, PARA QUE O MUNDO CREIA QUE TU ME ENVIATE. João 17.21

Texto selecionado

Irmãos em Rio Grande, RS.

Um comentário: